sábado, 6 de maio de 2017

[Curiosidades] Cinema - Sétima Arte

Saudações literárias, queridos leitores do Blog Traveling Between Pages, hoje trago para todos uma curiosidade, ou melhor, foi uma sugestão da dona do blog do qual vos digito carinhosamente, levando mais curiosidades e minhas piadas sem graças. Enfim! Ela deu uma sugestão de explicar os motivos do cinema ser considerado sétima arte, lógico que topei então vamos para mais uma curiosidade. 

Peguem seus baldes com pipoca e aquele copão gigante daquele refrigerante mundialmente conhecido do qual me recuso falar o nome, pois não estou ganhando nada em falar da marca, se pelo menos me dessem um vale refri todo mês, já ficaria super feliz. 

Antes de explicar o motivo do cinema ser considerado sétima arte, vamos falar do início do cinema, não durmam! Explicação do tio Rafael vai ser breve e divertida, ou não, vai depender do seu humor e paciência. 



Sem enrolação, lá pelos idos de 1892, um francês muito gente boa e inteligente chamado Léon Bouly conseguiu fazer a partir de um cinetoscópio, desenvolver o cinematógrafo que desempenhava o papel de gravar e projetar das imagens - movimentos na tela. Só que o camarada Bouly estava com grana curta e não conseguiu patentear esse troço chamado cinematógrafo. Oh! e agora quem poderá patentear esse equipamento?

Eles! Os irmãos Lumière! Auguste e Louis Lumière patentearam e foi lá pelos idos de 1895, passaram a produzir pequenos filmes. A primeira exibição foi realizado no dia 22 de março de 1895, com o título: "La Sortie de L'usine Lumière à Lyon” (A saída da Fábrica Lumière em Lyon". Qualquer coisa procurem lá no Youtube, certeza que tem esse filme. 


ATENÇÃO! ATENÇÃO! Agora todos saberão o motivo do título do blog.

Lá vai! Esse termo surgiu no ano de 1911, por um sujeito chamado Ricciotto Canudo (Por favor, sem trocadilhos com o sobrenome dele). Ricciotto foi um importante teórico e crítico de cinema. O termo foi publicado com o título "Manifeste des Sept Arts" (Manifesto das Sete Artes). Esse documento só foi publicado em 1923. 

Canudo era da seguinte opinião, ele queria mostrar que o cinema é uma arte total que envolve todas as outras artes, por exemplo, dança e música. Em 1913, Canudo criou uma revista especializada em arte que dava um enfoque maior no cinema. 

Para finalizar, no ano de 1920, Canudo (sério, esse sobrenome fica impossível de não fazer trocadilhos), criou o "Clube dos amigos da sétima arte". Você deve estar curioso para conhecer as outras artes, o tio Rafael vai deixar logo abaixo as outras categorias. Ah! Não vou explicar nenhuma delas, um dia talvez. 

1ª Arte - Música (som);
2ª Arte - Artes cénicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento);
3ª Arte - Pintura (cor);
4ª Arte - Escultura (volume);
5ª Arte - Arquitectura (espaço);
6ª Arte - Literatura (palavra);
7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes posteriores, principalmente a 8ª e no cinema de animação a 9ª);
8ª Arte - Fotografia (imagem);
9ª Arte - Historia em quadrinhos (cor, palavra, imagem);
10ª Arte - Jogos de Video
11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).

Tirei do Wikipedia, mas fiz uma pesquisa aprofundada dessa lista, então podem confiar. Espero que vocês tenham gostado. Não deixem de comentar e compartilhar. Até a próxima pessoal. 






9 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Adoro a história de porque o cinema é a sétima arte. Muito interessante seu texto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rafael tudo bem?
    Que curiosidade incrível menina, fico feliz que tenha trazido algo sobre o cinema, porque são tantos assuntos que fica difícil de conhecer tudo e você trazendo aos poucos me cativa. ótima postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu adoro cinema e comecei a apreciar mais quando entrei na faculdade, porque soube mais sobre o processo de criação dos roteiros e tudo mais.

    Amo Literatura e Música <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Gosto bastante de cinema, principalmente de filmes antigos (tanto que meu filme preferido é "e o vento levou", de 1940). Não sabia que o cinema era considerado a sétima arte, achei bem interessante. Confesso que nunca reparei que o cinema aborda outras artes, mas, pensando bem, é uma coisa bem óbvia mesmo, kkk
    Parabéns pelo post, gostei de conhecer um pouco mais a fundo a história do cinema.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adorei o seu post (e os comentários sobre o trocadilho com o sobrenome! Kkkkkkkkkkkkk). Eu sou uma amante das artes e o cinema não fica de fora dessa paixão. Adorei saber quais são as artes (e a ordem), bem como saber quais são as demais (porque até a sétima eu tinha alguma ideia)! Valeu demais a leitura do post. Parabéns!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, adorei essa ideia de postagem! Eu não conheci essas curiosidades que postou, nem a listagem sobre as artes.
    Gostei de saber o porquê de ser a setima arte.
    Postagem bem interessante!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafael
    Nunca tinha parado para pensar em pesquisar sobre isso. Sua explicação ficou bem curtinha, sem ser cansativa. Gostei da postagem. Faça mais nesse sentido.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Hello!!
    Adoro saber sobre as histórias, ainda mais por amar tanto cinema.
    Acho incrivel tudo que foi criado, as pessoas sao mto criativas e ousadas qdo vao criar.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de textos assim, culturais. Eles. Os proporcionam uma saída da rotina de leitura diária.rs
    Gostei de saber maiores explicações sobre o por que do cinema ser conhecido como a sétima arte. 😁

    ResponderExcluir